sábado, 24 de abril de 2010

Fotografia Odontológica - Nitidez em Câmera Digital X Filtro Anti-Aliasing

Alguns colegas me perguntam, o que é aquele serrilhado ou pq as vezes fica meio sem nitidez em volta?
Bom, uma parte da resposta está nessas imagens ao lado do texto.

Quando fazemos uma linha diagonal no computador ela ficará como uma escadinha, ou seja, serrilhada.
O filtro anti-aliasing serve para suavisar essa sensação, mas nunca irá tirar.
Por exemplo, numa fotografia que existem linhas diagonais, curvas, etc.
É necessário então existir esse filtro para que a foto não fique "serrilhada".
Contudo esse filtro remove de certo modo a nitidez das fotos digitais. Nas câmeras compactas o processador da câmera retira muito essas arestas vivas, deixando uma fotografia conhecida como "lavada", sem detalhes. O rosto chega a ficar lisinho, como pele de bebe, é claro que em muitas vezes é uma vantagem, não!? Na verdade, isso é uma limitação do equipamento, mas é agradável aos olhos do usuário comum.
Esse mesmo processador se encarrega de "devolver" a nitidez de forma mais agressiva, fazendo que prejudique a qualidade final da foto a grosso.

Nas câmeras reflex apesar do processador de imagem ser melhor e mais evoluido desse modo não retira os detalhes da fotografia e a "devolução" de nitidez é menor. A não ser que se façam ajustes na própria câmera.

Por isso se tem a impressão que as fotografias de câmera reflex fiquem com nitidez menor ou pouca nitidez.

Isso acontece também com a saturação das cores. A soma da pouca saturação e pouca nitidez resulta numa foto direta da câmera digital (original), muitas vezes sem graça... Ainda mais com uma lente ruim como a que vem junto com a câmera...

Sendo assim é necessário otimizar as fotos num programa de edição como o Photoshop, como aumentar a nitidez, saturação e contraste. São “manipulações” benéficas que na época do filme o laboratorista que era o encarregado e agora na época digital é o fotografo.

O único problema com isso é o lado pejorativo que se tem o Photoshop, como se dizer que a foto passou por photoshop é algo maléfico, desabonador ou que foi alterada alguma coisa. Hoje em dia todas as fotografias digitais necessitam passar pelo Photoshop de alguma forma.

O exemplo disso é eu ter utilizado a palavra "otimizar" ao invés de "manipular" já que esta também tem um tom negativo. Em Fotografia Odontológica hoje em dia na era Digital quando algum professor diz que manipulou a fotografia, todos arregalam os olhos como se fosse algo ruim. Na verdade, o que passa pela cabeça é que foi realizado algo no tratamendo odontológico.
Os colegas não se lembram que manipular a imagem também se refere aumentar o brilho, nitidez, saturação e recortar. Nada desses ajustes alteram a realidade.
Enfim, continuemos dizer que otimizamos ou ajustamos a fotografia para não deixar dúvidas!

Um comentário:

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com