quarta-feira, 7 de abril de 2010

Gestão de Cores - Como Calibrar a Cor do seu Monitor LCD (Fotografia Dental)

É fato que hoje em dia a maioria utiliza monitor LCD e é raro quem tem monitores do tipo CRT, aqueles grandalhões antigos que pareciam televisões de tubo. Comprei o meu primeiro monitor LCD em 2005, era um 15" da Philips, na época não era algo tão comum.

Após essa aquisição começaram alguns probleminhas quanto a cor que antes não havia. Pesquisei em alguns fóruns e vi que os antigos monitores CRT eram melhores para cor do que o LCD. Pronto, depois constatar e ler algumas matérias voltei a usar o CRT do lado do LCD que não durou muito, logo após já estava com dois monitores LCD um Samsung de 19" e um Philips de 15". Piorou! O Philips puxava a cor para o verde e o Samgung para o Magenta. Nova troca, agora uso apenas 1 monitor LCD da LG de 22".

Desde a utilização dos monitores LCD comecei a me preocupar muito com cor já que também coincidiu com minha maior exigência em Fotografia Dental, assim percebi o quanto é necessário realizar a calibração de cor no monitor para que a imagem vista seja semelhante a impressa. Em Fotografia Dental é extremamente importante na comunicação com o colega técnico em prótese dental.

Primeiro vou comentar brevemente sobre a qualidade dos monitores. Existem 3 tipos de painel (tela) utilizados na fabricação dos monitores, o TN, o SPVA e o IPS. O mais usado e portanto mais barato é o TN e pior claro. Um intermediário o SPVA e o melhor é o IPS. O problema é que a maioria das empresas não divulga qual painel usa. O jeito é ir pelo preço e adivinhe?! Sim, os monitores quem tem painel do tipo IPS são mais caros e custam o dobro ou tripo daqueles com TN. É verdade, havia me esquecido, somos dentistas e temos contas no consultório para pagar. Bom, o melho custo benefício são da marca Dell e os melhores são os Eizo e LaCie

O correto claro é Calibrar o Monitor. Quando o monitor está desregulado quanto a cor, brilho e saturação; e a foto é visualizada ou otimizada nesse monitor, o resultado da impressão é muito diferente do que é visto. Em algumas situações o leigo acredita ser problema da gráfica, apesar de ser um erro bem comum.

Existem 3 maneiras básicas para se regular a cor do monitor do computador, sendo através de um colirímetro que é um aparelho que auxilia nessa regulagem, muito utilizado por empresas e profissionais do ramo, pode ser utilizado também um perfil de cores do local onde serão impressas as fotografias ou então uma calibração pela saída. O método de calibração pela saída será o modo descrito e é muito aceitável desde que as impressões fotográficas sejam realizadas sempre no mesmo local.

Primeiro iremos realizar uma primeira calibração de um modo básico que pode ser feito através do windows (adobe gama), do software do monitor ou então através de sites como o Calibrize ou Lagom que são os mais interessantes ou o Photographerusa mais simples.

Uma dica, fique afastado de modo que veja a tela como um todo, não pode ficar colado com o rosto na tela.

Geralmente quando realizado o passo anterior com cautela e atenção a calibração pela saída acaba sendo mais um método para verificação ou uma calibração mais fina.

O ajuste do monitor pela saída é simples. Significa imprimir uma foto sem qualquer manipulação, ou seja, imprimir uma foto crua de um assunto bem colorido ou de um “target de cores” e através deles regular o monitor. Um detalhe importante, a foto deve ser impressa num tamanho 15x20cm e no laboratório fotográfico em que está habituado a realizar a impressão ou revelação das fotografias digitais solicitando para imprimirem sem qualquer correção. Com as impressões na mão, basta entrar na configuração de cor do monitor para ajustar, é claro que uma boa placa de vídeo auxilia nessa tarefa já que amplia as possibilidades de ajustes e deixa mais fiel. A regulagem consiste em tentar fazer com quem a cor, brilho e contraste do monitor fiquem iguais ao que se está vendo na fotografia impressa.


Uma Dica: Para os "neuróticos" uma saida é realizar uma BOA fotografia, imprimir no mínimo duas cópias e uma delas envie para o técnico em prótese assim terá certeza que estarão vendo a mesma cor.

Agora seu monitor está pronto para otimizar Fotografias Odontológicas e melhorar a comunicação com o seu técnico em prótese.



Foto: Lagom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com