sexta-feira, 2 de abril de 2010

Micro four thirds - câmeras compactas com lentes intercabiáveis

Eu já havia comentado sobre o primeiro sistema a realmente fazer uma câmera digital desenvolvido 100% para o mundo digital no post Micro Four Thirds e dentistas, quando comentei sobre a incrível Panasonic Lumix GF1. De lá para cá o mercado digital continuou em alta, claro, e continuou fazendo diversos lançamentos.



Hoje o sistema Micro Four Thirds (micro quatro terços) já dispõe das seguintes câmeras

Panasonic:
G1 - pioneira, hoje já está "obsoleta" em relação às demais.
GH1 - top de linha das Panasonic m4/3 até hoje, o grande diferencial é o vídeo.
GF1 - Modelo retrô, fina, mais charmosa que as demais.
Lançadas mas ainda não disponíveis:
G2 - substituirá a GH1? Não se sabe ao certo. Será a top das tops, inclusive com função touch screen incrível que permite que a câmara faça o foco em diversos pontos simplesmente "tocando-os" na tela.
G10 - substituirá a G1 como câmera de entrada.

Olympus:
E-P1 - pioneira da marca, renovou o modelo Pen mantendo o charme retrô. Sacudiu o mercado.
E-P2 - atual top da Olympus em m4/3.
E-PL1 - câmera de entrada da marca, muito barata se comparada as demais opções, primeira Olympus m4/3 com flash integrado.

Uma coisa interessante: Ambas empresas, Panasonic e Olympus ignoram o Brasil... A Panasonic está prestes a retirar a G1 do mercado e até hoje esta é a única m4/3 disponível... Uma lástima...

E como usar estes sistemas na Fotografia Odontológica?
Existe uma única lente macro dedicada ao sistema, a Leica-Panasonic DG Macro-Elmarit 45mm F2.8. Porém a vantagem real do sistema é que ele aceita qualquer lente de qualquer outro sistema através de adaptadores, então fica bem fácil e barato utilizar uma lente macro Canon ou Nikon, ou mesmo Minolta, Pentax, Etc.
No eBay existem diversos adaptadores a preços por volta dos 50 dólares.
A sugestão que me parece mais viável hoje é usar uma Canon FD 50mm Macro, que é barata, custa por volta de 300 reais, uma lente antiga que só funcionará no modo manual, mas mais que suficiente para a necessidade odontológica.
A sugestão de flash circular (macro flash) é o Metz 15 MS-1, um flash wireless (sem fio) que pode ser acionado via sapata wireless ou mesmo sem a sapata se você estiver utilizando a Olympus E-PL1. A foto abaixo mostra o flash com uma câmera genérica e uma sapata wireless.
Um conjunto assim, corpo m4/3, lente macro antiga até 55mm, adaptador, flash macro sairia por volta de 2.500 reais incluindo impostos, um preço bem pagável, mais barato que muitos conjuntos DSLR.

E finalizo dizendo que o burburinho em relação ao sistema já afetou as outras grandes produtoras de equipamento fotográfico. A Sony já anunciou que está trabalhando em um sistema sem espelho próprio, em estágio avançado, a Samsung já lançou seu próprio sistema e anunciou o desejo de dominar o mercado (!) e sobre Canon e Nikon há apenas rumores. Tomara que reconheçam o Brasil como mercado consumidor inteligente e lancem logo todos os modelos aqui.
Agora basta esperar e ver como se sai na Fotografia Dental.

Desejo a todos um forte abraço e uma feliz Páscoa.

PS.: Hoje publiquei meu primeiro post no Blog do Dentista como convidado, confiram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com