sábado, 12 de setembro de 2009

O que falta na sua câmera fotográfica?


A idéia deste texto surgiu após um tópico num fórum de fotografia que eu participo, decidi então extravasar dando continuidade e pensar em algo que acho útil para nossas câmeras fotograficas.
O intuito do texto é saber do usuário o que sente falta na sua câmera fotográfica digital, existem diversas tecnologias incorporadas numa câmera que antes eram inimagináveis, como também outros recursos que no começo foram bem criticados e agora são bem aceitos.

Hoje vejo que a câmera fotográfica começou a ser algo além de uma simples câmera que registra fotografias, é um produto que pode oferecer diversas vantagens para melhorar e facilitar a tomada fotográfica principalmente do público iniciante/ leigo. A maioria desses novos recursos não é útil para a fotografia odontológica, mas essa mesma câmera usada no consultório também é carregada para fotografias casuais.

- Primeiro o que mais sinto falta na minha câmera é a tecnologia Wireless. Não, não estou dizendo que uma câmera deva acessar a internet, não seria má idéia, mas o que pretendo é que minha câmera envie as fotos recem registradas para um computador sem necessitar de cabos.

Essa tecnologia foi apresentada para câmeras compactas em setembro de 2005 pela Nikon e em outubro do mesmo ano pela Canon, mas foram deixadas de lado talvez na época uma uma rede wifi era pouco comum. Para as câmeras profissionais (Reflex) está disponível para Nikon desde 2003 e Canon desde 2005 através de um acessório, um trambolho na minha opinião para a tecnologia atual.

O meu celular minusculo tem wifi e acessa a internet banda larga, uma maravilha, sem dizer que tem uma câmera fotográfica, gps, bluetooth, etc. Ok, é um celular inteligente, Smartphone. Minha câmera, só faz fotografia é verdade e é muito maior e bem mais pesada, custou o dobro do celular.

- A segunda tecnologia que falta para mim numa câmera é um GPS, claro que não é necessário traçar trajetos, mapas e etc. É algo mais simples, o meu celular conta com GPS e é possível marcar uma foto através do geotagging, dizendo minha localização. O geotagging serve para adicionar coordenadas geográficas através do GPS, ou seja, colocar latitude e longitude; e um programa identifica as coordenadas dizendo onde vc esteve. Numa viagem de 20 dias se vc não anotar é dificil lembrar de todos os locais.

Esses recursos citados estão diponíveis em diversos aparelhos menores e até o meu celular conta com Wifi e GPS, porém a câmera fotográfica dele não é boa. Ah, sem falar que filma e minha câmera fotográfica ainda não filma.

Para a Fotografia digital na Odontologia seria interessante o recurso Wifi no qual seria possível realizar as fotos e o cliente ver imediatamente numa TV LCD ou então em cursos e palestras que eu já realizo demonstrações através de cabo Usb.
Será que a tecnologia das câmeras digitais está atrasada?

Um comentário:

  1. Olá Ivan, interessantes as suas colocações. No meu ponto de vista há sim um atraso nas câmeras. E você pode observar o seguinte, evoluíram os celulares em todos os sentidos ( Wifi, Bluetooth,Mp3, Gps, mapas, jogos, videos, tv, radio e mais uma infinidade de coisas) mas as câmeras não são boas ( falo de qualidade fotográfica mesmo, e não de uma foto que fica "boazinha"). Possívelmente pela dificuldade de se colocar uma boa lente no celular.
    Por outro lado as câmeras evoluíram a passos largos na qualidade das imagens e sempre evoluções que estivessem diretamente ligadas ao processo fotográfico em si.
    Acho que se fizerem tudo num só aparelho eles acabam tendo prejuízos!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com