quarta-feira, 28 de março de 2012

Fotografia Odontológica e o White Balance. Ajustando o Branco de Forma correta!



White Balance – Balanço de Branco. A forma correta de realizá-lo.

Gostaria de esclarecer de forma simples e direta como realizar o balanço de branco, White Balance. Tenho visto uma disseminação errada sobre o assunto. Alguns colegas tem dito para colocar num padrão único, o que é totalmente errado.

É simples, basta entender que cada fonte de luz possui uma cor e para neutralizá-la, ou deixar branco, você deve descobrir qual cor é.
Na fotografia odontológica existem diversos tipos de flash que é a nossa fonte de luz artificial. Os mais comuns são, Flash Circular Canon MR-14EX, Flash Twin Canon MT-24EX, Flash Circular Sigma Em-140DG e Flash Twin Nikon R1C1 ou R1 (é o mesmo). Dessa forma temos aqui então 4 flashes com 4 cores de luz diferentes umas das outras.

Todo flash por padrão é ajustado para fornecer a luz do dia, isso ajuda muito. Todavia, é aqui que está um dos grandes problemas e a grande confusão de diversos colegas. Eu disse um dos, já que a câmera também tem cor, “infelizmente” e falarei logo em seguida.

 A luz do dia compreende a faixa entre 5000 e 5500k, alguns dizem até 6000k, outros até 6500k. Isso quer dizer que o flash pode estar ajustado nessa faixa. Tenho visto colegas com receitas em colocar em 5600k ou 5500k, obviamente não dá certo. Se o seu flash estiver ajustado de fábrica em 5000k e vc colocar o balanço de branco para 5500k, a foto sairá puxada para o azul, é o que tenho visto acontecer.

Agora aliado a isto tem a questão da câmera, sim, infelizmente a câmera também tem a sua própria cor. Mesmo balanceando o branco vc verá que a câmera da Nikon tende puxar para o Azul ou Liliás, a Sony para o Laranja e Canon para o Amarelo. Essa cor da câmera ocorre de modelo para modelo e marca para marca. Alguém aí se lembra da diferença da cor dos filmes? Pois é, acontece o mesmo com câmeras fotográficas digitais.

Concluindo e sendo direto, nunca dará certo você colocar num balanço de branco que o seu colega colocou, a não ser que a câmera e os acessórios sejam idênticos. O mais correto é você realizar de forma empírica, ou seja, faça a foto e veja se está da cor que lhe agrada, caso não esteja vá colocando nos outros padrões até chegar na cor que está boa para você. Para facilitar vou dizer que a maioria fica bom em símbolo de flash, sol ou nublado. Outra dica é você fazer a foto de uma folha branca, pode também facilitar ver a variação de cor.

Pronto, você tem 33% de chance de acertar! Caso erre, não é um problema, ainda tem a forma personalizada e ainda se vc for exigente é possível dentro do menu da câmera mudar a cor de forma mais precisa.

Ah, alguém pode perguntar e a luz ambiente, atrapalha? Geralmente não atrapalha, o que pode influenciar negativamente é a luz do refletor, portanto, foto odontológica sem refletor.

Um Abraço,
Dr. Ivan Yoshio

7 comentários:

  1. Eis uma maneira muito boa de explicar... Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivan!

    queria saber, onde eu posso mostrar as minhas fotos para você?

    porque não tenho ninguem realmente para falar se está correto o jeito que eu bato as intraorais. (pelo menos eu acho que não tem nada errado rsrs)

    Um grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Acabo de me tornar sua fã....obrigada pelas dicas....estou entrando nesse mundo fotográfico odontológico agora....e seu blog já me ajudou MUITO!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, fico feliz que tenha ajudado. Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivan, Tenho uma Canon T3i, qual o flash que me indicas? Independente de preço. Grato
    Grande Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com