quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Black Pixel Project

Um pixel, pra quem não sabe, é a menor unidade formadora de uma imagem digital. É representado por um ponto colorido ou negro e é muito conhecido pelo termo "megapixel", que nada mais é que uma quantificação, um valor atribuido à imagem para dizer o seu tamanho. No sensor digital existem diversos pixels, costumamos dizer então que tal câmera tem 10megapixels.


Um dead pixel é um ponto no sensor da camera que "morreu". É um pixel morto que gera um pontinho branco nas fotografias e é muito indesejado, significa que sua camera já está começando a apresentar sua idade e seu desgaste e talvez seja a hora de trocar de equipamento :) . Mas ainda não é o assunto principal do post.

Sem entrar (ainda) no mérito da supervalorização do megapixel pelo mercado de cameras, este post apenas deseja divulgar uma boa ação do Greenpeace. O Black Pixel Project adiciona um ponto negro à sua tela, o que faz seu monitor economizar um pouco de energia. Muita energia será economizada se vários monitores estiverem com esse ponto negro à postos.

Até o fechamento deste post, 265252 Watts haviam sido economizados, o mesmo que 2947 geladeiras desligadas durante 1 hora...

Você que (ainda) tem um monitor de tubo pode aderir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com