quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Como fazer uma marca d'água com relevo na fotografia?

FELIZ 2010!!! Primeira postagem do ano!
Essa postagem foi incetivada através de uma foto minha inserida no orkut que possui uma marca d'água e foi me perguntado como foi realizada tal marca d'água. A foto em questão é dessa gota ao lado.

A marca d'água é muito importante nesses tempos de internet onde as pessoas se apropriam indevidamente das fotografias dos outros sem pedir, sem dar os créditos, sem avisar, nem nada. Essa atitude é conhecida também como roubo! A marca d'água é um artifício bom para dificultar a ação dos espertinhos. Precebam que todas as fotos dos autores do blog tem marca d'água. O importante na verdade é deixar qualquer marca na foto que identifique a autoria dela.

Bom, o diferencial dessa marca d'água das demais é o efeito, não é simplesmente uma escrita translucida ou esmaecida. Foi realizado um efeito para deixar o escrito transparente e ao mesmo tempo com relevo, dando impressão de 3D.


Apesar da "sofisticação", o processo é bem simples e o resultado é muito bonito.
O programa utilizado é o Photoshop. Para ver a foto do "print screen" maior basta clicar na foto.


Primeiro escreva um texto, sua marca, seu nome com a fonte desejada. Nesse caso foi utilizada a fonte Monotype Corsiva. O tamanho da fonte vai depender do tamanho da fotografia (resolução). A cor da fonte deve ser branca.


Vá na aba Layres e clique na layer do texto com o botão direito do mouse e selecione "Blending options". Marque então as opções; "Drop Shadow", "Outer Glow" e "Bevel and Emboss".


Clique em Outer Glow e troque a cor por branco, digitando 255 nos campos RGB ou clicando na parte branca da palheta.


Agora para deixar transparente basta diminuir a opacidade, "Opacity",da layer do texto. Veja qual lhe agrada. Nesse caso foi deixado em 60%.


Ta pronta a marca d'água transparente e com relevo.

Este ano postaremos também dicas sobre Photoshop!

Abraços
www.ivanyoshio.com

3 comentários:

  1. Ivan,
    Parabens pelo BLOG acho uma iniciativa super legal já que nessa área se tem muito pouco material.
    Gostaria de sugerir uma materia sobre como usar os espaçadores para fotografia odontologica e os angulos corretos, pontos de foco, etc.

    Abs


    Marcelo Vieira

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo,

    Boa dica! Obrigado!
    Colocarei sim um texto sobre o assunto.
    Uma parte técnica com fotos acredito que será bem interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivan, eu usei o seu passo-a-passo e... consegui fazer minha "própria" marca d'água! Eu estava procurando há muito tempo uma dica dessas, clara e objetiva. Agradeço muito por sua postagem. Abraços, fique bem, boa sorte!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com