segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Fotografia Odontológica - Conjunto Básico


Um conjunto Básico para Fotografia Odontológica é geralmente procurado quando não se pretende investir muito nessa tecnologia, mas mesmo assim pretende se registrar os casos clínicos mesmo que a qualidade não seja primordial.
Na verdade, não se trata de um conjunto, apenas de uma câmera fotográfica.

Um engano que muitos cometem é que imaginam que um conjunto básico é mais fácil para se fotografar, mas é Totalmente ao Contrário. Se você possui recurso financeiro disponível prefira um conjunto ideal. (colocar link)

Conjunto Básico
  • Câmera compacta*¹ com macro e ajustes de alguns parâmetros.
toda câmera que tem lente fixa - não troca lente.

Hoje em dia eu já não indico mais um conjunto básico que seria uma câmera compacta com acessórios. O que indico é apenas uma câmera compacta.

Não é um conjunto, mas sim uma câmera compacta sem acessórios. Os acessórios pouco ajudam nesse caso.
O que se deve procurar numa câmera dessas é a possibilidade de se realizar fotografias macro com facilidade.

Ao contrário do que muitos pensam esse tipo de equipamento é mais difícil de se utilizar do que um conjunto reflex. A dificuldade é em ajustar, focar e conseguir boas fotos em distorções, com boa nitidez e qualidade.

Câmera Indicada Ago/2009:
Alguém poderia pensar, e outras câmeras compactas? Nos dias de hoje existe uma infinidade gigantesca de câmeras compactas o que torna impossível testar todas para poder indicar. Claro que eu já indiquei câmeras da Nikon e Canon, eu mesmo possuo uma Panasonic que é de excelente qualidade porém não indico para odontologia.

O motivo principal para não indicar outras marcas é a facilidade de utilização das máquinas da Sony e os ajustes bem fáceis de operar e acertar para odontologia. Quando indico uma câmera desse tipo eu penso sempre na facilidade para uso na fotografia odontológica.

O preço é bem acessível, muito diferente de câmeras do tipo Reflex.
Fora do país se encontra a Sony H20 por U$280,00, a Sony H50 por U$400,00 e a Sony HX1 por U$500,00.

Qual das 3? Se preferir tamanho e preço pegue a H20, se preferir mais recursos vá de HX1 e para odontologia tanto faz o resultado final fotográfico será semelhante entre as 3 câmeras.

Se você procura algo com imagem melhor, "profissional", clique aqui

Esta postagem será atualizada e publicada novamente no ano seguinte.

4 comentários:

  1. Boa noite!
    Sou estudante de Design de Produto e pretendo projetar um acessório que facilite a focalização e a iluminação para fotografia intrabucal.

    Para o meu trabalho ficar coerente, gostaria de fazer algumas perguntas para profissionais da área, por exemplo: quais problemas voce encontra ao fotografar os pacientes? Seria interessante um suporte em alumínio que se apoiasse no rosto do paciente para fotografar?

    Gostaria de conversar com voce sobre isso. Poderia me passar seu contato?

    Suas opiniões serão utilíssimas para a conclusão do meu trabalho!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Di Carlo,
    Bom dia!
    Sua solicitação é pertinente e seria um prazer ajudá-lo. Meu contato é rfpaula@gmail.com
    Verifiquei em seu perfil no blog e não há referência ao seu email, nem no seu blog. De qualquer forma não tem problema, pois podemos conversar aqui neste post mesmo.

    Respondendo as suas perguntas, existe uma dificuldade em relação a padronização das fotos, o que é resolvido quando se usa uma lente que informa a proporção utilizada na fotografia (1:1 por exemplo). Este suporte que você se refere já existe, é um apoio posicionado na camera e que se estende como uma antena até o queixo do paciente ou outro referencial. Com ele também é possível padronizar a foto. É útil, mas a referencia na lente é beem mais prática.

    Qquer dúvida, ente em contato por email. Abs!

    ResponderExcluir
  3. José Mario rezende Borges18 de janeiro de 2010 às 01:18

    Ola!
    Tb sou dentista e procurando informações sobre padronização das fotos odontologicas (pois já vi algumas informações sobre isso na Net: posicionamento adequado da cabeça, etc...). Vc cita na resposta anterior a existencia de uma lente que informa a distancia e proporção 1:1 pra fazer a foto...
    teria como vc me informar ou me dar alguma orientação de onde consegir tal lente?

    ResponderExcluir
  4. José Mário,
    Td bom?!
    A lente que o Ricardo se refere não serve para as câmeras compactas.
    Veja o outro texto sobre o assunto que acredito que irá entender melhor. "O Conjunto Ideal para Fotografia Odontológica"
    Um Abraço,
    Ivan Yoshio

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com