quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Panasonic G1 - Novo Sistema Micro Four Thirds


A Panasonic lançou a pouco tempo um novo conceito em câmeras fotográficas digitais. Trata-se da Lumix DMC-G1, já sucedida pela Lumix DMC-GH1, as primeiras a utilizarem o sistema Micro Four Thirds. Como nas câmeras reflex, esse sistema permite que se troque as lentes, o que abre um leque quase infinito de possibilidades fotográficas. Porém a GH1 não possui espelho interno, ou seja, você vê através do visor uma imagem projetada por um lcd, exatamente como ocorre nas câmeras compactas.
Este pequeno detalhe possibilitou a construção de um corpo pequeno e lentes igualmente pequenas, além de possibilitar o uso de adaptadores para praticamente todos os outros sistemas.

Para a fotografia digital na odontologia o sistema ainda é financeiramente inviável, há de se comprar o corpo, um adaptador para o sistema de Micro Four Thirds para Four Thirds original, uma lente macro Olympus para Four Thirds e um flash circular Olympus. O total da brincadeira fica bem mais caro que um sistema equivalente para Nikon ou Canon...

Mas é o futuro que já chegou. É bom estar ligado :)

Abraços!

4 comentários:

  1. Olá Ricardo,

    Já tive oportunidade de usar uma câmera da linha Lumix. A qualidade de imagem é surpreendente!
    Para fotografia odontológica eu utilizo uma Canon EOS Rebel D300, que até já saiu de linha, pois a tenho há 5 anos... mas é muito boa também (apesar de levar um pouco mais de tempo para aprender a usar).
    Para fotografia intra-oral é imprescindível uma boa lente e um jogo de espelhos também... (além de paciência e pessoal auxiliar para ficar com a tríplice jogando ar no espelho!)
    abraço

    ResponderExcluir
  2. ah, esqueci do flash circular!
    abs e boas fotos

    ResponderExcluir
  3. Nas próximas postagens colacaremos referências de equipamentos e conjuntos atuais para fotografia odontológica.
    Na verdade é o próximo assunto que sairá no fim do mês.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Caro colega Ivan...Gostaria se essa camera que encontrei na BH Photo + o ring flash é o suficiente para fazer boas fotos em odontologia

    Panasonic
    Lumix DMC-GH1 Digital Camera (Black) with 14-140mm Lens

    Um abraço
    André Aguiar
    de Curitiba

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com