quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Mito do Megapixel e a Qualidade da Fotografia

O Megapixel é erroneamente tido como referência absoluta à qualidade de imagem e a qualidade da fotografia, a intenção é desmistificar essa relação. Por isso é muito importante esclarecer o que é Megapixel (Mp). A resolução da câmera é determinada pela quantidade de pixels, medido pela unidade de megapixel, ou seja, milhões de pixels. Quanto maior o número de pixels maior o tamanho da fotografia.

Na prática, o número de megapixels define o tamanho da imagem e não a qualidade, quanto maior for o número de pixels maior será a ampliação da fotografia. Isso quer dizer que as máquinas digitais já vêm com tamanho máximo pré-determinado para impressão, mesmo que sejam diferentes tipos. No caso de uma câmera com 3 Mp podemos imprimir fotos de 13 x 18 cm, enquanto que com uma de 6 Mp podemos obter fotos de 25 x 35 cm com qualidade satisfatória.

Didaticamente para se entender a questão do tamanho de imagem e o megapixel podemos comparar os pixels com as peças de um quebra-cabeça. É possível entender através de uma analogia comparando um quebra-cabeça de 3 mil peças com um de 6mil peças . Considerando peças do mesmo tamanho, após os dois montados a diferença entre eles será apenas o tamanho, parece óbvio mas o mesmo ocorre com fotografia digital. As peças numa câmera digital são os pixels, dessa forma uma máquina com 6 megapixel terá então uma imagem maior que uma de 3 megapixels e não melhor.

Dessa forma não se deve confundir o tamanho da imagem com qualidade da imagem, porque não é o número de megapixels que determina a qualidade do equipamento ou da fotografia. A qualidade da fotografia vai sempre depender do fotógrafo, de sua técnica e da qualidade óptica do equipamento.

Uma fotografia de 6 Mp não vai gerar uma imagem melhor que uma de 3 Mp. A qualidade final da fotografia pode ser prejudicada devido às variáveis da técnica do que a quantidade de megapixels ou resolução de impressão.

Ainda utilizando a analogia do quebra-cabeça do mesmo modo ocorre com o “peso” das fotografias que é medido em megabytes. Se colocarmos num lado de uma balança as 6mil peças do quebra-cabeça e no outro lado da balança as 3mil peças do outro quebra-cabeça, qual então será mais pesado? O de 6mil peças obviamente, fácil né? Com a fotografia ocorre do mesmo modo, a foto de 6megapixel é mais pesada que a de 3megapixel, ou seja, a de 6Mp tem mais megabytes que a de 3Mp, ocupando mais espaço no computador.

Agora que desmistificamos o megapixel e sua relação com a qualidade da fotografia, devemos nos ater principalmente a técnica já que a lente ideal para fotografia digital na odontologia é uma macro 90,100 e 105mm.

Abraços,

www.ivanyoshio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com