quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Panasonic Lumix GF1 - Micro Four Thirds e Dentistas


Olá

Tenho pesquisado bastante o sistema Micro Four Thirds, já mencionado no post sobre a Panasonic Lumix G1. Não resta dúvida que este sistema sacudiu o mercado fotográfico. Já se fala até que Canon e Nikon irão fazer suas próprias "mini-reflex", para não perder mais mercado do que já estão perdendo para Panasonic e Olympus, Samsung e Sony já anunciaram seus projetos.


A Panasonic Lumix GF1 é o lançamento mais recente para este sistema, que já conta com as Panasonic Lumix G1 e GH1, e a sensação Olympus E-P1, a Pen Digital. O diferencial do sistema foi a remoção do espelho que existe nas Reflex comuns, assim não há visor direto, apenas o LCD, como nas compactas comuns. Mal comparando, estas cameras seriam compactas que permitem a troca de lentes.
A Panasonic GF1 e a Olympus E-P1 diferem das demais por serem ainda menores, sendo que a GF1 apresenta flash integrado e não possui estabilização de imagem no corpo da camera, ao passo que a E-P1 necessita um flash externo, porém apresenta estabilização de imagem integrada ao corpo.

Em vista disso tudo, a camera que considero mais adequada para meu tipo de uso seria a GF1, uma câmera que apresenta qualidade de imagem em nível de reflex "amadora" (imagem ótima), possibilita a troca de lentes, permitindo o uso de uma lente macro específica e um flash circular, um kit para dentistas. A lente, neste caso, seria nada menos que uma LEICA DG MACRO-ELMARIT 45mm / F2.8 ASPH. / MEGA O.I.S. Uma lente capaz de fotos com qualidade excelentes, com estabilizador de imagens e um ângulo de visão adequado para nós dentistas, equivalente a 90mm.

Como a câmera e a lente ainda são muito recentes, os preços para Brasil ainda estão nebulosos. A Panasonic do Brasil se omite, não informa nada sobre os lançamentos internacionais, uma vergonha e descaso... No exterior a loja que vende para Brasil a preços interessantes é a BH Photo Video, mas a lente ainda não está disponível, porém eles me disseram que dentro de duas semanas já será vendida.
Como alternativa a essa lente Leica, existe a possibilidade de se usar um adaptador do sistema Four Thirds junto à lente Zuiko Digital ED 50mm Macro. Porém este conjunto ficaria pouco mais barato que a Leica, com a vantagem de que o adaptador poderia ser usado para outras lentes do sistema. Ainda assim eu ficaria com a Leica, por ser uma lente menor, com estabilização de imagens e qualidade superior (sem menosprezar a Zuiko).
Para completar o kit odontológico faltou o Flash Circular, temos duas opções:

- Olympus para four thirds, nas opções circular ou twin.

- Metz Mecablitz 15 MS-1 (flash circular, wireless). Um flash universal, também adaptado para o sistema micro four thirds e outras cameras panasonic, possui entrada USB para atualização de firmware, o que é bom caso haja alguma atualização na própria camera. Além disso, este flash funciona sem fios, realmente uma beleza.
O preço dos brinquedos ainda está incerto, mas parece girar em torno dos US$2.300,00 mas taxas e impostos. Bem mais caro que um conjunto de entrada da Canon ou Nikon. As vantagens em relação a esses sistemas seria a estabilização de imagem, tamanho e peso do conjunto e flash sem fios.

O tamanho do conjunto não influencia em nada na rotina de um consultório, mas uma camera dessas TEM que ser usada para fotografar mais coisas, como passeios e retratos, usá-las apenas em consultório seria um desperdício...

Comparativo de tamanho: Lumix G1 com lente macro Leica 45mm e uma Canon 5D com uma macro Canon 100mm

Conforme for saindo informações a respeito do sistema, eu publico aqui, ok? Abraços!!!

8 comentários:

  1. Comprei a gf2 e junto uma lente 45-200! Com mega ois essa lente é a macro ou tenho que comprar uma específica como essa do post para fotos odontologicas?
    Abraço
    Belo post

    ResponderExcluir
  2. A lente pode até ter função macro, mas não creio que faça o serviço tão bem feito quanto uma macro fixa. Uma boa opção viável é uma lente canon fd, sempre baratíssima, e um adaptador. É um conjunto barato pois essas lentes são muito antigas e sempre muito usadas, mas é viável... O sistema fica apenas manual, vale lembrar.
    Daniel, por favor, conforme testar seu conjunto em fotos odontológicas, queira enviar essas fotos ao blog, tudo bem? Pode pedir meu email pelo mecanismo de contato ou pelo meu perfil no blogger. Obrigado e boas fotos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Daniel!
    Consegui testar uma Sony Nex 5 e gostei muito da cãmera apesar de não estar com a lente correta.
    Fiquei bem impressionado com o resultado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe me dizer onde posso comprar adquirir lentes para GF1 em SP-SP? Estou usando uma Raynox M-250 acoplada à G Vario 14-45 mas gostaria de experimentar a qualidade que uma macro promete oferecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Welton, essas lentes são ainda difíceis de se adquirir. É possível que se tenha no centro de SP, mas não é certeza, como por exemplo, nas ruas Conselheiro Crispiniano e na Sete de abril. Para ser sincero, duvido que tenha lá, é bom ligar antes nas lojas para pesquisar. Veja na www.consigo.com.br e na www.angelfoto.com.br São as maiores lá. Abs

      Excluir
  5. Ola Ivan,,,,
    Comprei uma G3, uma micro4/3 e ainda não fui atras de lentes...
    por enqto, consegui gravar (video) de um procedimento... nada profissional ainda, pois so tenho a lente do kit 14-45...

    ResponderExcluir
  6. Olá Ivan
    Uma dúvida sobre estes equipamentos: uma das vantagens das reflex é a maior rapidez na aquisição da imagem em relação às amadoras com lcd, pela razão do obturador permanecer fechado no momento do enquadramento. Como funciona nestas? Continua havendo o delay significativo entre o disparo e a espera do fechamento e posterior abertura obturador para o registro da imagem?

    ResponderExcluir
  7. Olá Ivan, Ganhei uma SONY ALPHA 3000K e estou interessado em fazer algumas fotos intra bucais. Gostaria da sua renomada opinião no sentido de me indicar um sistema de lente de macro + flash compatíveis com este equipamento nesta aplicação. Grato. Juliano. julianopierri@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com