quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Saudosa Dental Eye

Eu não tive uma Dental Eye. Peguei o final de sua era na odontologia, quando as cameras digitais começavam a demonstrar interesse, mais pelas possibilidades que se abriam que pela qualidade. Naquele tempo os professores fotografavam os casos clínicos com uma Dental Eye III em filme positivo (cromo) para criar slides e apresentar em carrocéis que sempre travavam. Quem for uns anos mais jovem não tem idéia do que estou falando...

Há quem diga que não há hoje nada mais prático e bom que a antiga Yashica Dental Eye III. Uma camera reflex com uma lente macro e um flash circular fixos, feita exatamente para as necessidades de um cirurgião-dentista.
Foto de "wrightmight" - Flikr

A primeira Dental Eye surgiu com uma lente 55mm macro fixa, já com o flash integrado, logo se tornou líder no mercado de câmeras para profissionais da saúde, principalmente dentistas. A lente 55mm gerou desconforto entre os colegas, assim a Dental Eye II e depoois a III passaram a vir com uma lente 100mm. Olha só a caixa que ela vinha, que coisa mais chique!


O que pouca gente sabe é que a Yashica chegou a lançar uma Oral-Eye! Acreditem e vejam abaixo, que interessante.


Pra quem não sabe, a clínica dos sócios deste blog chama-se Oral View, nome que teve inspiração na fotografia aliada à odontologia. Passamos bem perto do Oral Eye da Yashica...
Aqui um link de onde eu tirei algumas fotos, Roger D Metcalf DDS JD, um site sobre fotografia forense.

Hoje já não há espaço para uma câmera que não é digital, mas seria lindo ver uma Kyocera* Dental Eye IV - The Digital One, não acham?

*Yashica virou Kyocera alguns anos atrás.

2 comentários:

  1. Legal Ivan, eu tive e tenho o prazer de ter uma dental eye II.Difícil perder uma foto com ela.Mas infelizmente, ou melhor , felizmente as coisas evoluem e estou a procura de um equipamento digital para facilitar o serviço.Quem sabe logo não sai uma dental eye digital?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Elias,

    Seria uma mão na roda uma Dental Eye digital.

    Porém, infelizmente, como venho falando eu acho praticamente impossível. Já que o corpo fica obsoleto perante o mercado em pouco tempo, o q torna inviável a fabricação de um modelo Digital.

    O que a Yashica poderia fabricar é uma lente e um flash circular acoplados que fosse compativel com as outras marcas como Canon, Nikon, Sony, Pentax, etc. Dessa forma sim pode ser viável a volta da "Dental Eye".

    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com