sexta-feira, 25 de junho de 2010

Backup para Fotografia Digital na Odontologia

O Backup é uma operação na qual se duplica os arquivos de maior importância copiando em outro local de armazenamento. Quem nunca ficou com um frio na barriga ao perder os arquivos ou achar que os perdeu?! Como sempre me preocupei com meus arquivos, nunca me ocorreu der perdê-los.

A realização do Backup é fundamental para se ter segurança caso ocorra algo no computador, como virus, danos físicos como raios, curto ciruíto, roubo ou quando se apaga sem querer algum arquivo.

Se fosse à época de filmes, talvez estariamos aqui descrevendo métodos de armazenar dos negativos, cuidados com humidade, fungos, etc.
Agora na era digital é mais fácil a realização do Backup, basta escolher a mídia onde irá duplicar seus arquivos mais importantes.

Há algum tempo eu realizava o Backup em CDs, posteriormente passei para DVDs e mais atualmente realizo num HD Externo, acabo de adquirir o 2º que me motivou a rescrever esse post. Mesmo assim, eu ainda mantenho os DVDs. Já é bem comum a realização de pequenos backups on-line, deixando os arquivos em algum site de armazenamento. Acredito que com a evolução na conexão com a internet será possível deixar arquivos maiores na rede.

O HD Externo hoje em dia é a mídia com melhor custo/ benefício e a mais prática. É como se fosse um pen-drive de alta capacidade. É necessário ter alguns cuidados e fazer atenção para seu arquivo tão precioso.
- Compre um HD externo com no mínimo igual a capacidade do HD do seu computador;
- Realize backup todo mês de todos os seus arquivos e verifique se está realizando corretamente;
- Nunca deixe o HD externo conectado no computador e nem na energia elétrica, se cair um raio na rede elétrica e danificar o computador, certamente perderá seu backup. Conecte somente quando necessário;
- Evite transportar seu HD externo, se for necessário transportar arquivos prefira um pen-drive, se necessitar transportar grandes volumes tenha 2 HDs externo.
- Os arquivos que acessa com pouca freqüência faça Backup também em DVD.

Para realizar o backup existem softwares específicos gratutios que é possível agendar o período que realizará o backup, por exemplo, todo dia, toda semana, todo mês, etc. Geralmente quando se adquiri um HD Externo, nele vem junto um software próprio para backup. Caso queira procurar outro, recomendo o site Baixaki.
Particularmente eu costumo realizar o backup manualmente como num pen-drive, ou seja, eu copio e colo os arquivos que desejo.

Com a Fotografia Digital Odontológica não é diferente, devemos manter os arquivos guardados sejam eles digitais ou não. É muito comum a utilização de softwares de gerenciamento de consultório que também realizam a operação de backup de seus arquivos.

*Fotografia > www.nextora.com

Um comentário:

  1. Muito bom o blog! Adoro fotografia e odontologia, é unir o útil ao agradável!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com