sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Celular para fotografia odontológica, é possível???


Não, não se preocupe, ainda não chegou a hora de indicar celular para realizar fotografia odontológica e acredito que nem chegará.
Duvido muito.

Pretendo com esta postagem relatar um fato curioso que me ocorreu em maio deste ano (2009) na 9ª Jornada Odontológica em São José do Rio Preto.

Nos cursos ou palestras de Fotografia Digital na Odontologia geralmente faço indicações de apenas 2 modelos de máquinas compactas e 1 conjunto ideal para fotografia odontológica que constam também neste Blog. Dessa forma algumas pessoas que já pesquisaram ou possuem modelos diferentes dos indicados vem me questionar se esses outros modelos são igualmente bons quanto aos que indiquei.

Ao término da palestra naquele evento uma congressista me abordou para perguntar sobre indicações de câmeras fotográficas como comentei que normalmente ocorre. Porém ela veio me dizer que ainda não havia adquirido uma máquina para o fim odontológico e relatou que a câmera digital que possuia é de dificil manuseio.

A surpresa foi quando ela sacou um celular da bolsa para mostrar as fotografias. Antes de ver imaginei que ela havia passado as fotos para o aparelho. Engano meu, ela havia realizado as fotografias com o celular mesmo. Claro que a qualidade das fotografias é aquilo que todos conhecem por fotografias de celular.

O mais incrível para o meu espanto foi que ela me perguntou se eu indicava algum modelo de celular para fotografia odontológica.
Certamente respondi que não e enfatizei o que havia dito na palestra sobre o que fornece qualidade é a lente e não os megapixels. Acredito até que eu sem querer deva ter aberto um sorriso no canto da boca, irônico.

Eu já havia visto e ouvido comentários de técnicos em prótese dentária relatando que alguns dentistas enviavam fotos feitas com o celular. Contudo, a novidade foi alguém me perguntar se indico um celular. Foi estranho, fiquei me imaginando realizando testes para ver se sai alguma coisa.
Aliás, as fotos que vi de celulares são de péssima qualidade obviamente.

Hoje em dia uma câmera digital compacta está muito acessível . Quem tem oportunidade de viajar ou pedir para alguem trazer de fora, uma Sony H20 que indico é encontrada por apenas 280,00 dólares.

Será que algumas pessoas estão indo na contramão da qualidade ou simplesmente não tem percepção de qualidade?

Um comentário:

  1. Ivan, na minha opinião o que acontece é que a maioria não entende do assunto. De repente misturaram fotografia( que por si só é um tema amplo) com informática ( pixels, resolução,etc) aí embaralhou tudo!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com