quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sony NEX - Novas compactas com lentes intercambiáveis

A Sony finalmente lançou sua linha de câmeras compactas com lentes intercambiáveis, conhecidas como mirroless ou ainda pela sigla EVIL (eletronic viewfinder interchangeble lens), tantos nomes são para que não haja confusão com o seguimento mais "antigo", as DSLR (digital single lens reflex).
* Fonte: DPReview.com

O momento foi oportuno, embora um pouco atrasado em relação à Panasonic e Olympus, pioneiras com o sistema Micro Four Thirds (micro 4/3) e Samsung, com sistema próprio. Digo isto pois a Sony ainda tem maior representação junto ao mercado que estas concorrentes e o faz antes de Nikon e Canon, que sequer dão sinais de entrar neste nicho de mercado.
As câmeras Alpha NEX-3 e Alpha NEX-5 possuem como diferencial inicialmente o tamanho, ainda menores que a Panasonic GF1 e a Olympus E-PL1, mas com um porém: as lentes serão maiores. O grande chamariz deste sistema é diminuir o peso e o tamanho dos conjuntos fotográficos, mas a Sony escolheu um tipo de sensor (Exmor APS HD CMOS) que exige lentes mais robustas, uma pena.
* Fonte: DPReview.com

Além disso, as câmeras contam ainda com filmagem em HD, som estéreo, autofoco silencioso e uma coisa muito bacana: Faz fotografias panorâmicas em 3D, um barato em tempos de Google Earth e afins.

A grande pergunta: SERVE PARA FOTOGRAFIA ODONTOLÓGICA??  
Não, infelizmente não serve, pelo simples fato de não ser possível adaptar um flash circular. Seria uma excelente opção devido ao seu tamanho reduzido que é grande reclamação dos colegas que acham suas câmeras com lente e flash um trambolho. Acredito que esse dia ainda vai chegar. Mas se chegar será adequado para fotografia odontológica?

Somente agora, 2010, é possível utilizar a série Alpha que é a Reflex da Sony para Fotografia Odontológica, o motivo é que a Sigma agora fabrica acessórios compatíveis com a Sony que é o caso da lente macro 105mm e do flash circular, excenciais para odontologia. Vale lembrar que a Sony adquiriu a empresa Minolta e herdou dela o tipo de encaixe de suas lentes e flashes externos.

Veja mais fotos, todas do DPReview.





Gostou das nossas curiosidades?! Comente!
Acesse também outras curiosidades no nosso Blog de Fotografia Dental!

6 comentários:

  1. Q flash circular se adapta a esta camera?

    ResponderExcluir
  2. Olá
    A camera ainda não está disponível no mercado, nos reviews existentes não há informação sobre flash circular disponível. A camera não tem hotshoe, então nenhum flash existente funcionará nela. Ainda não é um opção para nós dentistas, pode ser que seja no futuro...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Não saiu nada de novo ainda sobre flash circular para essa categoria de cameras?

    Excelente site!

    ResponderExcluir
  4. Olá Gostaria muito de adquirir uma máquina fotografica como está tanto para o consultório como para minhas viajens...

    Já está disponivel a lente MACRO e o flash circular?

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente ainda não tem flash circular...
    Lente macro me parece que já tem sim, aliás, já tinha!
    Já tive oportunide de utilizar e testar para fotos odontológicas.
    Gostei muito do brinquedo, fiquei impressionado com a qualidade. Mas como não possui um flash circular a iluminação não é adequada.
    Espero que tenha algo mais para frente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    A sony lançou a NEX 7, com hot shoe (sapata) para flash externo. Será que já é possível a obtenção de fotos para odontologia com qualidade? Tem ainda aqueles adaptadores para lentes Canon para as NEX... será que mantém a qualidade das fotos? Tem uns no Ebay, e os mesmos alertam que o foco terá que ser manual daí (com os adaptadores)... no que isso implica?

    Estou me decidindo entre uma NEX ou uma Canon... Saudações! Excelente Blog e dicas!!!

    Juliano.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação.
Um Abraço,
Ivan Yoshio
www.ivanyoshio.com